domingo, agosto 30

THE DOUPS

Estamos em pleno fim de férias e quase de volta à actividade. Num Verão rico em Festivais e música, muito se passou e abafou a chamada "silly-season".

Se estamos de volta à actividade, também a faculdade está aí...

(ahm...time to rewind...)

Coisas importantes: quem se lembra dos The Doups? Estiveram, para minha surpresa, nas Purple Sessions versão 09, pois já os conhecia da Internet e da blogosfera e não acreditava que pudéssemos ter o privilégio de ter uma banda jovem mas já tão bem organizada a concurso. Foi o que desde sempre mostraram, com a postura profissional mas aberta, como pude ver pelas poucas palavras que pude trocar com o André, baterista da banda, pelo o EP que já sabia ter sido gravado em Inglaterra a convite de Harvey Birrell que já tinha produzido temas dos Buzzcocks, por exemplo, e depois pela actuação, onde se viu uma banda perfeitamente entrosada e ciente da sua música, não escondendo as raízes do que tocam, e com "Try Lie Die Whatever" como um single mais que óbvio. Não foram premiados, e com prémio ou sem prémio já eram uma banda com boas perspectivas de internacionalização, até mais do que lançamento no mercado nacional pelo que me pareceu.

Durante as férias, pesquisei vídeos dos The Doups na Internet a propósito do festival Rock One e fiquei a saber que os The Doups integraram com cerca de 900 bandas um concurso chamado "Supajam Fast Track to FIB" que lhes poderia dar acesso a um dos palcos deste ano do Festival Internacional de Benicassim, um dos mais prestigiantes de toda a Europa (e cujo line-up podem ver no fim do artigo) e que sustenta inevitavelmente os nossos festivais, dado ser em Espanha e permitir às bandas fazer um pequeno desvio e tocar em Portugal, como aconteceu este ano com os The Killers. No final, integraram o TOP5 das melhores bandas e puderam tocar em Londres para casa cheia e um painel relevante de júris da indústria musical mundial, e apesar de não terem ganho, puderam ir a Benicassim com todas as despesas pagas e assistir em pleno palco aos Franz Ferdinand.
Um feito de assinalar e registar com o maior prazer; mais uma prova que temos um mercado pequeno mas de potencial exportação com sucesso e sem complexos de inferioridade.

Não pretendendo ou conseguindo ser especialmente inovadores, têm uma frescura pouco vista no som e a certeza de não serem mais uma promessa musical.

A 14 de Setembro sai o novo EP dos The Doups, "Six O' Clock Shadow". Em baixo fica o fantástico cartaz do FIB 2009 e "Try Lie Die Whatever" tocado ao vivo no Pigalle Club, em Londres.










Sem comentários: