domingo, março 21

O que é nacional é bom!

Esta semana, na rubrica "O que é nacional é bom" apresentamos Anaquim! Lançado esta semana "As vidas dos outros" o seu primeiro longa-duração já está nas lojas. A banda oriunda de Coimbra e constituída por: José Rebola (voz, guitarra nylon, guitarra aço, guitarra eléctrica, guitarra portuguesa, baixo, jogo de sinos); João Santiago (bateria e percussão); Pedro Ferreira (melodica, guitarra acustica, jogo de sinos, guitarra eléctrica, piano, coros); Filipe Ferreira (baixo, coros); Luis Duarte (guitarra acustica, banjo, jogo de sinos, kazoo).

O single que dá nome ao álbum já roda em várias rádios e é promovido pela RTP/Antena 3 que "apadrinha" actualmente muitas das bandas portuguesas. Neste vídeo é-nos apresentado O Anaquim, personagem que anima o CD da banda e que os caracteriza (e a todos nós também).


O registo musical é um pouco difícil de classificar na minha opinião, mas arrisco um fado/blues (se bem que tal não existe, tecnicamente), sempre com letras mordazes e tipicamente portuguesas, com um toque de baixa auto-estima e crítica a tudo um pouco. Pode ler-se no myspace que as influências da banda são "duendes, gigantes, pessoas idosas e trapezistas" e dizem-se parecidos com "O entusiasmo de faltarem só dois números nas Finanças" (concordo plenamente).
Por todas estas razões e mais uma ou duas, vale a pena passar pelo myspace e ouvir (a última das músicas é uma colaboração com a grande Ana Bacalhau dos Deolinda).

Sem comentários: